25/09/2018

O prefeito Fued Dib deverá encaminhar à Câmara Municipal de Ituiutaba, ainda esta semana, o Orçamento Fiscal para o exercício de 2019. Ao longo dos últimos dias, foram realizadas diversas reuniões com o chefe do Executivo e seu secretariado, para identificar e definir as prioridades e necessidades de cada setor, dentro do orçamento do próximo ano.

“Uma vez consolidado o Orçamento Fiscal para o exercício de 2019, faremos sua redação e encaminharemos ao prefeito Fued Dib, para que ele possa fazer suas considerações finais e, posteriormente, encaminhar o documento à Câmara Municipal onde os vereadores farão a apreciação e a apresentação de emendas, para que depois possam realizar sua votação e aprovação”, comentou a secretária de Finanças e Orçamento, Eleni Soares Gois.

O Orçamento público é um dos principais instrumentos de planejamento e execução das finanças públicas. Ele contém estimativa das receitas e fixação das despesas da administração pública direta e indireta. O Orçamento de Ituiutaba é consolidado e composto, além de todas as secretarias, pela Câmara Municipal, as Autarquias SAE e CASMI, as Fundações Municipais Zumbi dos Palmares e Fundação Cultural de Ituiutaba, bem como, todos os Fundos Municipais.

“Apesar de tantas incertezas no cenário econômico brasileiro, principalmente no Estado de Minas Gerais, com os atrasos no repasses de recursos de extrema necessidade para a manutenção da máquina pública, foram feitos vários estudos e análises na tentativa de elaborar um orçamento que refletisse a nossa realidade”, disse a secretária de Finanças e Orçamento.

“Buscamos o equilíbrio orçamentário e financeiro, em cumprimento as legislações em vigor que regem as condutas da administração pública, principalmente a Lei de Responsabilidade”, concluiu Eleni Soares Gois.